Blog

Sua Empresa Já Aplica o Princípio da Entidade?

Muitas pequenas e médias empresas não aplicam o Principio da Entidade em seu dia dia administrativo, misturando contas pessoais com as empresariais, e muitas vezes por falta de conhecimento sobre esse principio.

A Resolução CFC 750/93, em seu Art 4º, diz: “O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição”.

Consequências

A falta dessa prática traz dificuldades ao empresário na hora de analisar seu resultado, pois os números não refletem a realidade da empresa, o que dificulta a tomada de decisão e compromete o controle e organização da empresa, podendo levar a mesma a falência.

Dicas

Para ajudar na melhoria desse problema, o empresário pode utilizar as seguintes dicas:

– A conta bancária da empresa deve ser utilizada em beneficio dela mesma, ou seja, evite pagar contas pessoais com ela;

– Despesas pessoais dos sócios, devem ser paga com seus próprios recursos;

– Utilize a razão social e CNPJ da empresa para adquirir algo/ativo que seja para o benefício da mesma;

– Os valores dos pró-labores devem estar de acordo com a realidade da empresa, e se houver a necessidade de retirar mais, o sócio deverá reembolsar a empresa.

– Os interesses pessoais dos sócios não devem interferir nas tomadas de decisões sobre o futuro da empresa;

Ao praticar o principio da entidade o empreendedor terá maior controle sobre as suas receitas e os gastos, e a partir disso, começar a se organizar e projetar o seu financeiro.

Sem tempo para cuidar do financeiro da sua empresa? conheça nosso serviço BPO financeiro, é nossa equipe cuidando da sua empresa, entre em contato e saiba mais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest